Higienização Hospitalar
O profissional executará os serviços de higienização e limpeza das áreas comuns, sendo estas críticas ou não. O objetivo é fazer a assepsia total destes ambientes, com fins de neutralizar a possibilidade de infecções e evitar a contaminação das demais áreas de atendimento médico.
Tem como missão, proporcionar condições de atendimento em ambiente limpo, seguro, agradável e confortável, agregando valor aos processos técnicos e assistenciais, perseguindo a satisfação do serviço.
A limpeza e a remoção de todo material estranho (sujeira, matéria orgânica) de objetos ou superfícies, enquanto a desinfecção é o processo que elimina microrganismos patogênicos em objetos inanimados com a exceção de esporos bacterianos, através de desinfetantes. Este serviço cumpre a todos os critérios definidos pela Comissão de Controle de Infecção nos itens relacionados à limpeza, desinfecção e biossegurança e apresentará a este serviço um manual de normas e rotinas técnicas dos procedimentos específicos do serviço, além do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO (NR7/www.mte.gov.br), e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA (NR9/www.mte.gov.br).
Por meio do cumprimento da técnica de limpeza evita-se a infecção e a contaminação. No hospital são realizadas limpezas e desinfecções de acordo com as necessidades das áreas específicas.